Torna-se interessante perceber como os sapatos de salto passaram a ser o objecto de sonho e de poder, ao longo dos tempos… Mas torna-se imperativo perceber o efeito que têm na saúde.
Nem sempre a elegância está associada ao conforto e por vezes, o sacrificio que fazemos, compensa o estilo que o sapato de salto alto nos dá. Mas, se os nossos pés gritassem, não diriam o mesmo.
Os podologistas referem que os sapatos de salto são de longe a causa mais comum de dor nos pés, entre as mulheres. Algo que não nos surpreende! Não é novidade que permanecer em sapatos de salto durante horas, pode levar a lesões e fadiga, graças à tensão muscular que se torna dolorosa.
Calos, bolhas, joanetes e unhas encravadas, são comuns em quem usa salto, no entanto os riscos mais significativos começam mais acima…
De acordo com estudos efectuados, o uso do sapato de salto alto continuado, altera a estrutura dos musculos e tendões. ( 1 )
Estas alterações musculares reduzem o alcance de movimentos do tornozelo, contribuindo para mais riscos de distensões e tensões. Levando a deformações nos pés e outro tipo de lesões como nos joelhos, coluna e outros. ( 2 )
Também é sabido que, mesmo tendo noção dos maleficios dos saltos, eles impõem-se e não deixamos de os usar, nem que seja naqueles momentos especiais. E como assim é, adopte alguns rituais…
Alivie o peso nos pés altenando o pé que vai mantendo no chão e fazendo movimentos com o outro, esticando-o. Aproveite para se sentar ou movimentar os joelhos, pode também ajudar.
Outro dos meus segredos é só tirar os sapatos quando for para os guardar… Ou seja, quando chego a casa. Já que se os tirar para aliviar a pressão, os pés acabarão por inchar e a dor e dificuldade em andar, quando os voltar a calçar, será ainda maior.
Reduza também o tamanho do salto e opte por saltos mais estáveis, que terão um impacto um pouco menor na tensão na sua coluna. E por fim, opte por sapatos mais confortáveis, deixando o salto para as ocasiões especiais.
Referências:
(1) Cronin Neil J., Barret Rod S., Carty Christopher P., Long-term use of high-heeled shoes alters the neromechanics of human walking. March, 2012 vol.113 no.6 1054-1058.
(2) Titchenal Matthew R., Asay Jessica L., Favre Julien, Andriacchi Thomas P., Chu Constance R., Effects of high heel wear and increased weight on the knee during walking. Dec 2014 doi:10.1002/jor.22775