A solidão, a criatividade e o equilíbrio mental


Se gosta de passar tempo consigo mesma, saiba que está a contribuir para a sua boa saúde mental. E quem o diz é o estudo realizado pela Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, que mostrou que a solidão intencional, ao contrário do isolamento social, traz muitos benefícios para a saúde mental.

Embora seja verdade que a solidão infligida como punição ou causada por transtornos de ansiedade possa prejudicar a saúde mental, a solidão por opção pode levar também a uma aprendizagem e ao desenvolvimento pessoais.

Eu não acho que devemos viver isolados, afastados dos amigos e do convívio social. Eu adoro conviver com os meus amigos e família, mas também preciso dos momentos comigo mesma. Nos tempos de hoje, acabamos por nos ocupar muito com redes sociais, com as séries do momento. Com aquele filme que ganhou o óscar e ainda não vimos. Se também nos ocuparmos com a leitura, a escrita e outra forma de desenvolver o estimulo criativo estamos a criar condições favoráveis a uma boa saúde mental.

No estudo que referi,  295 pessoas foram consultadas. Perguntaram-lhes o que achavam da solidão e como aproveitavam o tempo que tinham para si. As respostas sugerem que um momento solitário é uma garantia de privacidade, algo considerado desejável pelos participantes do estudo, e que também permite lidar com atividades criativas.

Os investigadores observaram que os intervalos intencionais de solidão trazem benefícios imediatos ao pensamento e ao cérebro para libertar impulsos criativos. Enquanto isso, a criatividade reduz o stress, ajudando o cérebro a funcionar com mais eficiência e a libertar dopamina, o neurotransmissor do prazer.

Certo é que quando estamos mais tranquilos e com menos responsabilidades relativamente a outros, isso dá-nos um foco e um maior poder criativo e inspiracional. Aprender a ficar sozinho é uma habilidade e pode ser restauradora e de grande equilíbrio para o stress do dia a dia.

Acho que sobretudo para as super-mulheres que são esposas, namoradas, mães, donas de casa e profissionais, juntem ao tempo para cuidar de vocês,  tempo que estarem a sós. Para se equilibrarem e encontrarem o foco que muitas vezes se perder na agitação e nas multitarefas do dia a dia.

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixe um comentário