Detox das festas

O natal já foi… Mas a passagem de ano está ai!

 

 

Acho que não há fórmulas milagrosas, mas pelo menos partilho convosco algumas dicas de nutricionistas, dessas que partilham as suas ‘receitas’ nas revistas de opinião.

Depois de fugirmos ao regime alimentar dito normal e de estarmos sujeitos aos excessos próprios da época, os sintomas podem ser inchaço, indisposição, sensação de enfartamento…

O melhor a fazer é ingerir um copo de água com um pouco de sumo de limão espremido. Ajuda ao funcionamento intestinal, a desintoxicar o organismo e a elevar o pH. Junte uma fruta, abacaxi, kiwi, papai ou laranja, que atuam como antioxidantes facilitando a digestão.

Ao pequeno-almoço a sugestão é de uma infusão de gengibre e canela. Combatem o excesso calórico e os picos de glicémia no sangue, respetivamente.  Acompanhe com pão escuro ( malte ou centeio ) com doce, evitando a adição de açúcar. O pão escuro tem um baixo índice glicémico e tem uma absorção lenta, com maior capacidade de saciar.

Se quiser fazer um snack a meio da manhã opte por uma peça de fruta e pelos frutos secos ( sem sal ). São uma ótima fonte de vitaminas, ácidos gordos essenciais e fibra, ótimos do ponto de vista energético e antioxidante.

Ao almoço, não há grandes segredos… Comece com uma sopa de legumes sem batata, ótima maneira de fugir aos farináceos! Escolha as carnes brancas, frango ou perú, sem molhos ou peles e sem serem fritos!  Como acompanhamento, três ou quatro colheres de arroz basmati ou integral, batata doce, quinoa ou legumes.

A opção do lanche é um iogurte natural, não açucarado, junte flocos de aveia e canela em pó. A aveia ajuda a baixar o colesterol e a evitar os acidentes cardiovasculares.

Ao jantar troque a carne pelo peixe. E comece pela sopa sem batata. O peixe é de fácil digestão para o período da noite, rico em ómega-3 e com alto valor de proteína biológica. Escolha a batata doce ou legumes para acompanhar.

Se gosta de fazer uma última refeição antes de ir dormir, opte por uma bebida de amêndoa não açucarada. Tem também a opção de uma infusão de chá de cavalinha, que ajuda a drenar e a livrar-se dos líquidos retidos, da flatulência e da distensão abdominal.

 

 

Boas festas!

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixe um comentário