Proteina anti idade a janela terapêutica do futuro

O estudo é pautado por várias fases ao longo do tempo. Foi efectuado por dois grupos de investigação distintos e teve vários resultados contraditório. Mas a conclusão é comum e fala-nos de um proteína anti-idade, uma janela futura de investigação e terapêutica.

 

Em 1950, com experimentos ‘ vampiricos ‘, os investigadores mostraram que conectando o sistema circulatório de ratos velhos e novos, conseguiam rejuvenescer tecidos dos animais mais velhos. A chave de tudo seria descobrir quais os factores responsáveis por tal feito.

 

1399388000050.cached

 

Dois estudos, pelos diferentes grupos de investigadores, publicados na Science reportam que a GDF11 pode rejuvenescer os músculos e cérebro dos roedores.

sn-gdfstudy

 

A equipa da Universidade de Harvard diz-nos que, uma proteina chamada GDF11 ajuda a explicar porque sangue jovem pode rejuvenescer tecidos em ratos velhos.

Os estudos mostram que o anticorpo usado para detectar os niveis de GDF11 também detectam miostatina ( também designada GDF8 ), uma proteina similar que impede o crescimento muscular e que compete pelo mesmo receptor. O que tornava a identificação de GDF11 mais difícil.

 

GDF11_250036a

 

Um ensaio diferente constatou-se que os niveis de GDF11 no sangue, aumentam com a idade dos ratos e pessoas. Embora outros estudos façam crer que pelo menos uma forma de GDF11 diminui no sangue com a idade e que a manutenção de níveis GDF11 numa faixa fisiológica adequada é essencial para a saúde do músculo .

Os cientistas perceberam contudo que a principal proteina detectada pelo teste de anticorpo ( usado para reconhecer a GDF11 ), é a imunoglobulina, outra proteína, que se eleva no sangue com a idade… Criando alguma confusão na identificação das proteínas.

Mas, o estudo recente da Universidade da Califórnia concluiu que, os níveis de GDF11/8 no sangue, diminuiram com a idade no homem, e são baixos em pessoas com doenças cardíacas, defendendo a tese que o GDF11 tem papel anti idade…

 

F2.large

 

Constatou-se que a injeção de GDF11 em ratos velhos, pode reverter parcialmente o espessamento do musculo coração, relacionado com a idade. Reportando que esta proteina pode rejuvenescer o músculo e o cérebro dos roedores, como foi referido. Abrindo a janela dos benefícios terapêuticos da GDF11.

 

Fonte imagens

 

www.thedailybeast.com

circresearch.com

www.biotechniques.com

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixar uma resposta