O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia?

” O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia “

Quantas vezes ouviu isto?

 

tumblr_njvxg48iDf1sc4xwmo1_500

 

Parece algo do conhecimento de senso-comum.

 

É bom para o metabolismo, faz com que não comamos fora de horas e mantenhamos a forma. Mas alguns investigadores acreditam que isso é um mito.

Há quem tenha por hábito saltar esta refeição e comer algo mais tarde ou apenas almoçar. E se o costume é não tomar, não haverão diferenças para o seu organismo.

 

Os estudos mostram que saltar o pequeno-almoço é algo mais comum para pessoas com sobrepeso e obesidade. Mas também se considera não haver uma relação direta, apenas uma ligação, entre a obesidade e a falta do pequeno-almoço.

A questão é que, tomar o pequeno-almoço permite que tenhamos uma refeição saudável ao começar o dia, para além de controlar ‘ a fome ‘ . Se ‘ saltarmos ‘ esta refeição, quando chega a fome,  a tendência é ter vontade de comer ‘ este mundo e o outro ‘ e ingerimos algo menos saudável para nos sentirmos saciados.

A ideia é não deixar que seja a fome ditar a hora da refeição.

 

Mas, qual é o pequeno-almoço perfeito?

O nutricionista Pero Tedstone da Public Health England, diz-nos que o ideal é comermos fibras todas as manhãs.

Aveia com fruta, tostas integrais e cereais, é uma opção rica em fibras. Mas, convém ter atenção que alguns cereais são ricos em açúcares para os tornar mais saborosos. O ideal, será comer fruta pela manhã. A fonte de fibras necessária!

 

 

pequeno-almoço-saudável

 

 

Se voltarmos à questão do ‘ pequeno-almoço ser a refeição mais importante do dia ‘, se é certo que nos permite manter uma regra de refeição saudável, ajuda também no rendimento mental e físico, no trabalho, na escola, na faculdade. De estômago vazio e com fome, dificilmente teremos o mesmo rendimento.

 

 

Imagens

 

ashleytisdale.com

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

1 comment

  1. Acho que o ser humano, assim como o nosso organismo, se habitua a tudo. E tenho a dizer que o meu habituou-se a um belo pequeno-almoço, e basta um apetitoso brunch ao fim de semana que o dia começa com outra disposição! 😉

Deixar uma resposta