Canela a protagonista

Estudos mostram que incluir uma colher de canela na sua dieta diária pode ajudar a controlar o peso.

Um grupo de cientistas da Universidade de Michigan descobriu que o óleo essencial que confere o sabor característico desta especiaria pode ajudar a acelerar o metabolismo… Fã de canela?! Então a noticia é boa!

 

Do que sabemos, a canela é rica em manganês, ferro, cálcio e fibra. É usada desde os tempos medievais para curar a indigestão e o inchaço. Além disso, ajuda a prevenir a disseminação de células cancerígenas, a formação de úlceras estomacais e auxilia na cura de infeções bacterianas.

Por outro lado, reduz os níveis de açúcar no sangue, juntamente com níveis do ‘mau’ colesterol  (LDL), sem ter efeito sobre o colesterol bom (HDL). É por isso benéfica para os que sofrem de diabetes tipo 2 e de doenças cardiacas.

Tem também um efeito regulatório sobre os níveis de açúcar no sangue e simultaneamente aumenta os níveis de insulina no corpo… Isto porque os altos níveis de açúcar no sangue podem levar ao aumento do armazenamento de gordura pelo corpo, a canela ajuda a evitar esse aumento de armazenamento de gordura. Influencia a maneira como o açúcar é metabolizado pelo organismo e evita a transformação do açúcar em gordura.

Também atrasa a passagem de alimentos do estômago para o intestino o que faz com que se sinta satisfeito por mais tempo.

 

Estudos recentes vão um pouco mais além e dão à canela definitivamente o papel de protagonista…

 

 

O facto de terem sido usadas especificamente células do tecido adiposo limita as conclusões finais. Isto não quer dizer que pode desatar a comer canela às colheradas. Os investigadores defendem que são precisos estudos adicionais para descobrir a dosagem de canela indicada, de modo a poder receber todos os benefícios e nenhum dos malefícios do seu consumo excessivo.

 

Noticia Independent

Partilhar:
Iva Lamarão

Iva Lamarão

Deixe uma resposta